CÓD.A04-S04-72 ONLINE

A sociologia no ensino médio brasileiro. Desafios e contribuições para o enfrentamento da violência estrutural no Brasil.

Introdução:

Este trabalho pretende debater questões institucionais, epistêmicas e pedagógicas que permeiam a sociologia enquanto disciplina do ensino médio brasileiro.  Trata-se de uma oportunidade ímpar de inserir as ciências sociais ao espaço escolar e isto obviamente impõem novas adequações ao conteúdo aprendido e propagado no espaço acadêmico.

Objetivos:

O principal objetivo deste estudo é refletir sobre os desafios e possibilidades das ciências sociais no contexto escolar. Por considerar que a sociologia, política e antropologia possuem atributos que potencializam a observação, reflexão e transformação da “realidade concreta”, este trabalho se propõe a discutir novas estratégias pedagógicas que sejam eficazes para alcançar este novo público alvo.

Metodologia:

Além de uma minuciosa revisão bibliográfica acerca do tema, o estudo proposto se fundamenta em oito entrevistas semiestruturadas realizadas em profundidade com professores e professoras que constroem na prática o currículo mais adequado para fazer com que a sociologia no ensino médio seja eficaz. As entrevistas foram realizadas através de plataforma digitais, mais precisamente pelo software de vídeo chamadas denominado de ZOOM.

Discussão:

A discussão ocorre a partir dos aportes dos entrevistados, como dito anteriormente profissionais da educação implicados diretamente no processo de construção da sociologia como disciplina no ensino médio. Os relatos demonstram como a readequação do conhecimento absorvido durante a graduação e pós-graduação do professorado se converte em novas práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade concreta.

Resultados:

Os resultados desta investigação demonstram como a aplicabilidade das ciências sociais carece de uma maior contextualização ao “universo simbólico” de alunos e alunas entre quinze e dezessete anos (em geral a média de idade do alunado do ensino médio). Entretanto, é na materialidade histórica e dialética que consiste a maior fortaleza dos profissionais na hora de propor pautas que dialoguem com o contexto social ao qual estão inseridos os estudantes.

Conclusão:

Todo este processo formativo de professores e professoras que aprendem ao ensinar, e alunos e alunas que ensinam ao aprender, faz com que a sociologia desperte em seu movimento real para performar-se enquanto disciplina no ensino médio, em algo interessante de quem espera respostas para seus dilemas cotidianos. Ao ser experimentada e pensada desde os desafios impostos pela “realidade concreta”, a disciplina se estabelece como um estudo vivido do “mundo social”, uma totalidade extremamente complexa onde habita a diferentes seres humanos que pretendem compreender sua posição no mundo ao qual estão inseridos. É neste contato com mundo material que reside a maior a riqueza desta nova disciplina.

Palabras clave

desafios Ensino Escola Inovação Sociología

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Lucas Dos Reis Silva

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 3 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Adamantía Zerva

      Comentó el 25/06/2021 a las 15:25:47

      Buenas tardes:
      Le felicito por la excelente presentación y su interesantísimo estudio. ¡Me ha gustado mucho!
      Le doy la enhorabuena también por la claridad de expresión en lengua española que he apreciado especialmente.
      Comparto plenamente las reflexiones que plantea en su exposición y el papel importante que desempeña la sociología en la construcción de la sociedad y la desigualdad social. ¿Considera que fomentar el voluntariado podría ser una respuesta para la sensibilización de los alumnos hacia los problemas sociales?
      Muchas gracias y enhorabuena de nuevo.
      Un saludo cordial,
      Adamantía

      Responder

    • profile avatar

      Lucas Dos Reis Silva

      Comentó el 24/06/2021 a las 21:46:32

      Muchas gracias por tus comentarios Antonio.

      Responder

    • profile avatar

      Antonio José González Jiménez

      Comentó el 23/06/2021 a las 12:43:02

      Estimado Lucas, me parece muy interesante lo que expresas en tu ponencia.

      Responder


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.